Nas últimas semanas a rotina da maioria das pessoas mudou totalmente: muitos trabalhando de casa, cuidando das crianças em tempo integral e praticando o distanciamento social devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). Além da mudança drástica no cotidiano, que já é muito estressante, a sensação de medo e incerteza tem influenciado negativamente na saúde mental das pessoas, em conjunto com outros fatores como a convivência familiar constante e a impossibilidade de realizar atividades fora de casa. Por isso a prática regular de exercícios durante a quarentena  será essencial para a saúde física e mental.

Quando praticamos atividade física o organismo libera um hormônio chamado endorfina, que gera sensação de bem-estar e relaxamento. O que irá contribuir, portanto, no combate à ansiedade, depressão e pânico. Movimentar o corpo também ajuda a manter nosso sistema imunológico forte, pronto para combater possíveis vírus e infecções.

Para aqueles que já praticam alguma atividade, o ideal é procurar orientações de seu treinador ou da academia que já frequentam, pois os movimentos para treinos em casa poderão ser adaptados. E para quem faz exercícios específicos para o controle de doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, isso será ainda mais importante, pois voltar à vida sedentária poderá comprometer bastante a saúde. Existem também aplicativos que podem orientar a prática em casa, mas é importante conhecer seus limites e estar atento à execução correta de cada movimento para que você não sofra nenhum tipo de risco.

Os sedentários também podem iniciar uma vida ativa na quarentena desde que de forma leve e gradual, como por exemplo, correr sem sair do lugar alguns minutos por dia, fazer poucas séries de agachamentos e polichinelos, alongamento, etc. Com exceção das pessoas que possuem alguma doença crônica, pois necessitam de cuidados específicos.

A prática de exercício físico constante para os idosos é altamente recomendada, para evitar a perda de massa muscular e ajudar no relaxamento, mas deve ser feita com acompanhamento profissional. Caminhar pela casa e fazer algumas repetições de levantar e sentar na cadeira, vagarosamente, vão ajudar manter o corpo em movimento e ativo.

Mas o ideal mesmo é o acompanhamento profissional para evitar qualquer tipo de problema. O Projeto Superação possui aulas e treinos online para você fazer em casa, fatores necessários e importantes para manter uma boa imunidade, além do cuidado com a alimentação. A equipe do projeto é multidisciplinar e conta com a participação de vários profissionais: nutricionista, professores de educação física, de Yoga, fisioterapeuta, consultora de imagem...  Um grande combo para você se manter saudável!

 Sabemos que é um momento difícil para todos, mas vamos   passar por isso juntos e nos esforçar para manter o corpo e a mente saudáveis.  Assim, enfrentaremos melhor toda a situação e sairemos dela com muita saúde. Aproveite as refeições com quem mora com você, exercite o corpo, durma bem, leia, veja um filme, medite - tudo dentro do seu limite, sem cobranças exageradas, para que a quarentena seja o mais leve possível.