Você já ouviu falar do Treino Hiit? Essa é uma sigla para High Intensity Interval Training, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade. O Hiit é uma repetição de exercícios físicos de alta intensidade em pouco tempo, alternando com períodos de descanso passivo (repouso total) ou ativo (realização um exercício de menor intensidade). Cada exercício dura de 30 segundos a 2 minutos, de acordo com o condicionamento físico do praticante. O tempo total de treino não ultrapassa os 30 minutos. Dentre as modalidades de treinos mais intensos, o Hiit ganhou destaque principalmente por influenciar a perda rápida de gordura, mas possui benefícios para além do emagrecimento.

Podemos considerar que o primeiro benefício é motivar pessoas a saírem do sedentarismo, justamente por ser um treino de curta duração. Assim, fica mais fácil encaixar na agenda e não há desculpas para deixar a prática de lado. Para além disso, outros benefícios do Treino Hiit são:

  • Emagrecimento: você já sabe deste, mas vale reforçar, pois o treino queima gordura mais rapidamente enquanto desenvolve os músculos e incentiva o ganho de massa magra. Isso acontece principalmente pelo alto consumo de oxigênio depois da prática, responsável também por continuar a queima de gordura após 24h da sua realização.
  • Previne doenças: com a melhora da circulação sanguínea, da condição respiratória e o uso do açúcar presente no sangue como energia, previne doenças como diabetes e hipertensão arterial. Para quem já tem essas doenças, os treinos ajudam a controlá-las.
  • Redução do apetite: na prática do Hiit, há o estímulo dos hormônios grelina e peptídeo YY, responsáveis pela sensação de saciedade, o que reduz o apetite. Além disso, movimentar o corpo é sempre uma ótima maneira de liberar o estresse e afastar a ansiedade, duas das grandes causas de compulsão alimentar.

É certo que são muitos os benefícios do Treino Hiit, disponível em academias e em diversos vídeos on-line, mas a orientação e liberação médica não devem ser dispensadas. Por envolver exercícios com o próprio corpo, como agachamento, flexões, polichinelos e burpees, pode parecer apropriado a qualquer pessoa e idade, mas depende da condição física de cada um. Se você tem dores no joelho, por exemplo, exercícios de impacto não são recomendáveis.

O Treino Hiit pode ser feito tranquilamente em casa, pois não exige acessórios muito complexos (talvez uma corda, simples de encontrar), porém certifique-se de ter um acompanhamento profissional, que pode ser feito on-line. Esse profissional pode tanto montar um treino específico para você quanto apenas te orientar e corrigir os movimentos que você encontrar na internet. A execução correta dos movimentos é o principal cuidado para prevenir lesões. Se pareceu uma boa escolha a você, vá em frente; se a alta intensidade te distancia do exercício físico, continue sua pesquisa, pois existem muitas modalidades e com certeza alguma delas fará sentido para você.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design