O exercício físico é um remédio incrível para uma vida mais equilibrada e saudável. Em momentos de estresse, ansiedade e incertezas, movimentar o corpo torna-se ainda mais necessário para superar os momentos difíceis, liberar hormônios do bem-estar e seguir os dias com mais leveza. Para ajudar, nossa instrutora de Yoga, Janaina Castellani, separou 5 posturas para fazer em casa + 1 respiração antiestresse. As posturas movimentam a energia, relaxam e trabalham os músculos do corpo. Lembre-se de fazer com cautela, no seu próprio ritmo e, em caso de qualquer dor ou desconforto, pare imediatamente.


1) Postura do devoto

Estenda uma toalha, esteira ou colchonete no chão, ajoelhe-se na superfície com os joelhos e pés juntos. Sente-se sobre os pés e leve as mãos à frente, soltando o pescoço e a testa no chão, chegando à postura da imagem acima. Se a testa não chegar ao chão, feche suas mãos, coloque uma sobre a outra e apoie a testa. Respire soltando todas as tensões do corpo. Permaneça por 15 segundos nesta postura ou mais, se sentir necessidade. Essa postura promove profundo relaxamento, alongando costas, pescoço e braços.


2) Postura do corredor


Ajoelhe-se na superfície, mantenha o joelho esquerdo no chão e pise com o pé direito mais à frente, formando um ângulo de 90º. Apoie as duas mãos no chão ao lado do pé que está na frente e estique a perna esquerda, chegando à postura da imagem acima. O joelho direito deve estar sobre o calcanhar direito, sem ultrapassar essa linha para não forçar seu joelho. Permaneça nesta postura por 15 segundos, respirando profundamente, e faça o outro lado, invertendo as pernas. Essa postura trabalha coxas, alonga panturrilha e coluna.


3) Prancha alta


De joelhos e pés juntos no chão, incline o tronco para frente, apoiando-se em suas mãos, que devem estar separadas na distância dos ombros. Contraia o abdômen e erga os joelhos do chão, chegando à postura da imagem. Tente manter uma linha reta do pescoço até os pés. Permaneça na postura de 10 a 20 segundos, de acordo com sua resistência. Essa postura trabalha muito o core, músculos da região da pélvis, abdômen e lombar, além de fortalecer os braços.


4) Variação da prancha

Se a prancha alta estiver além do seu limite, ou quiser trabalhar uma nova postura, utilize uma cadeira para chegar à postura da imagem. É importante que a cadeira esteja fixa ao chão para não causar nenhum acidente inesperado. Aqui, nós colocamos a cadeira em cima de um tapete antiderrapante e a apoiamos também na parede.


5) Variação do cachorro com a face para baixo

No Yoga, existe uma postura chamada “cachorro com a face para baixo”, esta é uma variação da postura, mais acessível. Fique de frente para a cadeira, apoie suas mãos na base dela e mantenha coluna e braços alinhados, com pernas esticadas e joelhos levemente flexionados (apenas para não haver hiperextensão). Respire profundamente. Essa postura alonga principalmente as costas, mas você também sentirá o alongamento atrás das coxas e panturrilhas.


6) Respiração antiestresse


A respiração consciente é uma grande aliada para o bem-estar, para melhoria da ansiedade e do estresse. Sente-se em uma cadeira, com as mãos sobre as coxas e a coluna ereta, ou no chão, de pernas cruzadas, se preferir. Pelas narinas, inspire em 3 tempos e expire em 6 tempos. Pode fazer essa sequência quantas vezes achar necessário para se acalmar. Esse exercício pode ser feito sempre que você precisar relaxar.


                Esperamos que você pratique em casa e que essas dicas ajudem a melhorar o seu dia a dia. Nós do Projeto Superação estamos à disposição sempre que precisar. Alimente-se bem, mexa o corpo, hidrate-se, ligue para as pessoas queridas e respeite seu próprio tempo. Tudo passa.