Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são indispensáveis, mas não as únicas responsáveis por uma vida mais saudável. De que adianta um corpo nutrido junto a uma mente sempre cansada e estressada que pode gerar doenças no corpo? Cada indivíduo é um todo, logo, precisamos cuidar desse todo. O mindfulness, cada vez mais difundido no Brasil, existe para cuidar da saúde mental e é uma ótima ferramenta para o autoconhecimento.

A palavra “mindfulness” se refere tanto ao ato de estar totalmente presente no momento quanto às práticas para chegar a este estado. No ocidente, é definida como “atenção plena”. Existem diversas práticas e exercícios, como a meditação mindfulness, que exercitam a nossa capacidade de prestar atenção à realidade exatamente como ela se apresenta, deixando de lado as preocupações com o passado ou o futuro, além de observar com curiosidade a nossa própria mente, os pensamentos que passeiam por ela e os sentimentos que surgem. É uma auto-observação. Apesar de ser uma técnica às vezes utilizada na meditação budista e nas aulas de yoga, a prática de mindfulness não tem qualquer relação com religião e é amparada pela ciência, que mostra-se cada vez mais curiosa pela capacidade de melhorarmos nossa saúde física e mental através de nossa própria mente.

Os benefícios do mindfulness são diversos e atingem todas as áreas da vida, afinal, se trata de cuidar da mente, dela que está conosco a todo momento e em todo lugar. O aumento do relaxamento causado pela prática (um relaxamento ativo, sem dormir) é ótimo para estresse, ansiedade e insônia, podendo auxiliar também no tratamento da depressão. No dia a dia, a melhora da concentração é visível, focando em uma atividade por vez e conseguindo realizá-las com maior atenção. Também estimula a criatividade, a autoestima e melhora as relações interpessoais.

Frequentemente o mindfulness, como prática de meditação, é confundido com “não pensar em nada”. A mente humana foi feita para pensar, portanto os pensamentos são totalmente naturais. O mais importante da prática é sempre voltar para o momento presente (através da respiração, do escaneamento corporal, etc), deixando os pensamentos virem e irem embora, mas sem se apegar a eles. Se você nunca praticou e quer começar, inicie com práticas diárias de 3 minutos, 5 minutos ou quantos minutos puder. Assim como qualquer hábito, será mais difícil no começo, mas não desista. Se em anos de sua existência você nunca exercitou esse lado da autoconsciência, é impossível adquiri-la em apenas alguns minutos ou dias.

Sempre falamos aqui sobre a importância da saúde mental e por isso o cuidado com ela está dentro dos nossos programas de treinamento. Existem também vários aplicativos para smartphone confiáveis que induzem a prática de mindfulness, além dos vídeos na internet, de forma gratuita. Aproveite tudo o que estiver ao seu alcance para se sentir cada vez melhor, fisicamente e mentalmente.