A pílula anticoncepcional chegou ao mercado em 1960 e desde de então é considerada como uma forma de liberdade para as mulheres, além de ter, consequentemente, auxiliado muito no controle da natalidade. Com versões muito mais modernas e com menos efeitos colaterais, a popularidade da pílula anticoncepcional é tão grande, quanto os mitos e dúvidas sobre seu funcionamento e reflexos no organismo. Uma das perguntas mais frequentes é: a pílula anticoncepcional engorda?

Com intuito de evitar a gravidez, a pílula fornece hormônios sintéticos parecidos com aqueles já produzidos pelo corpo feminino, que irão inibir a ovulação (saída de óvulos dos ovários que entrariam em contato com os espermatozoides). Esse bloqueio altera toda a estrutura hormonal feminina, podendo afetar a libido, gerar indisposição e aumentar o peso visto na balança.

                Apesar da comunidade médica ainda não possuir provas se realmente o anticoncepcional engorda, muitas mulheres observam os números na balança subirem após o uso do medicamento. Na verdade, o que a pílula causa não é um acréscimo de gordura e sim uma possível retenção de líquidos, o que levaria ao aumento do peso, provocando ainda, sensações de inchaço e até celulites. Mas esses são sintomas que dependem de cada organismo para aparecer, ou não. A opção do anticoncepcional mais adequado, a alimentação correta e a frequência da prática de atividade física, irão auxiliar nos resultados.

                As mulheres que fazem uso do anticoncepcional podem também, além do inchaço e aumento de peso, notar outras diferenças.  Naquelas que não usam esse tipo de medicamento, durante o período da ovulação ocorre um pico na produção do hormônio testosterona, responsável por favorecer o aumento da disposição física e da libido, e consequentemente, contribui nas relações sexuais. Considerando que esse é o fluxo mais natural do corpo, o ganho de massa muscular e a perda de peso ocorrem normalmente. Já com o uso do anticoncepcional, esse pico de testosterona não ocorre, o que pode dificultar tanto o emagrecimento, quanto o ganho de massa magra. De forma geral isso acontece com todos os contraceptivos hormonais, sejam eles anticoncepcional oral , injetável ou o DIU Mirena.

Cada corpo é um corpo, cada situação é uma situação. O que isso significa? Os corpos são parecidos, mas não iguais! Portanto pode haver ou não, a necessidade de se tomar a pílula anticoncepcional, assim como o surgimento dos sintomas citados acima. É interessante consultar sempre um ginecologista para avaliar o método contraceptivo mais adequado e mais recomendável para a necessidade daquele organismo, levando em consideração o histórico de saúde e a rotina de cada mulher. 

Existem outras opções contraceptivas não hormonais, como o DIU de cobre, o preservativo (único método que previne as Infecções Sexualmente Transmissíveis), o método Billings, método sintotermal, entre outros. Vale reforçar que nenhum deles, hormonais ou não, tem 100% de eficácia. Recomenda-se aliar dois dos métodos, como por exemplo o uso do anticoncepcional e também do preservativo, para aquelas que desejam evitar a gravidez.

Consulte sempre os profissionais, observe seu corpo, cuide de você por completo e leve uma vida mais saudável e feliz!


Curadoria de conteúdo GRAZ Design