Em momentos conturbados como o que estamos vivendo, de isolamento social e incertezas devido à pandemia do Covid-19, pode ser difícil manter a saúde mental em dia. São muitas preocupações sobre a saúde, o emprego, o futuro, afinal, estamos em uma situação diferente de qualquer coisa que poderíamos imaginar. É normal se sentir mais cansado, às vezes triste, às vezes desanimado, mas algumas pequenas atitudes podem trazer um pouco de suavidade para esse momento. Aqui estão 6 dicas para manter a saúde mental na quarentena.


1) Respeite-se

Estamos em meio a uma pandemia, situação para qual nenhum de nós foi preparado, portanto, em primeiro lugar, respeite-se. É provável que você leve mais tempo para fazer algo que fazia rapidamente, que tenha mais dificuldade de manter hábitos e isso é totalmente normal. Se para você funciona fazer cursos online e aprender nesse momento, ótimo, e se não funciona, ótimo também. Respeite inclusive seus sentimentos: aceite que os momentos de tristeza, desânimo e preocupação existem, acolha esses sentimentos sem necessariamente se afundar neles. Logo você se recupera e segue em frente.


2) Exercite o corpo

Se você já praticava exercícios físicos, tente adaptá-los para execução dentro de casa, e se não praticava, pode começar agora com algo leve e acompanhamento online. O Projeto Superação, por exemplo, é totalmente online e tem foco no bem-estar através da reeducação alimentar e atividades físicas, junto a uma equipe multidisciplinar. As atividades físicas liberam hormônios de prazer e bem-estar em nosso organismo, essenciais para combater stress, ansiedade e depressão, além de ajudarem na concentração.

Está muito difícil praticar exercícios corretamente? Tudo bem, mas tente pelo menos alongar-se todos os dias ao acordar, no meio do dia e antes de dormir. Seu corpo e sua mente vão agradecer!


3) Cozinhe

Além de essencial, cozinhar é ainda um ato de amor para si mesmo e para as pessoas da casa. Aproveite para aprender coisas básicas que você ainda não sabia, como fazer um arroz soltinho e um feijão saboroso, ou explorar outras áreas da culinária (dizem que fazer pão é a nova moda da quarentena). Ao cozinhar, costumamos comer melhor pois sabemos exatamente o que estamos colocando no prato, a clássica ‘comida de verdade’, essencial também ao bem-estar, à saúde, à imunidade.


4) Esteja perto (virtualmente) de quem você ama

Nós, seres humanos, somos seres sociáveis, está em nosso sangue a necessidade de contato com outras pessoas. Apesar de termos pausado o contato físico a fim de evitar a propagação do coronavírus, existe internet e telefone - ainda bem! Usufrua da tecnologia para se aproximar das pessoas que você ama. Envie mensagens, troque áudios, ligue e faça chamadas de vídeo. Isso é muito, mas muito importante para a saúde mental.


5) Crie uma nova rotina

Tudo indica que ainda passaremos um bom tempo em quarentena (para quem não trabalha ou pode trabalhar à distância). Portanto, aquela rotina que você fazia meses atrás não existe mais e você não deve insistir em mantê-la, pois é um novo momento, novos sentimentos, o que exige uma nova rotina. Isso não significa que precisa ser uma rotina cheia de atividades ou compromissos, ou com horários regrados demais, mas uma rotina para o hoje, o aqui e agora. Com certeza você conseguirá se organizar melhor.


6) Pratique a presença

Falando em ‘aqui e agora’, o quanto você costuma estar presente no momento presente? O dia a dia corrido nos faz sempre pensar no passado ou no futuro, deixando passar o agora. A prática de meditação tem benefícios comprovados cientificamente e é uma das ferramentas para praticar a presença, o que temos e sentimos neste instante. A meditação não é uma prática religiosa e não é voltada apenas para pessoas calmas, é uma prática de bem-estar para acalmar a mente, algo que todos precisamos agora. Comece com 5 ou 10 minutos por dia, já é o suficiente.


Esperamos que você esteja bem de saúde e que consiga aproveitar as dicas para seguir em frente com mais leveza, no seu tempo. Pode parecer bobagem, mas a primeira dica continua sendo a mais importante de todas: respeite-se, respeite seu momento, seus sentimentos. Permanecendo em casa e tomando todos os cuidados necessários, faça o que te fizer bem, o que te der vontade. Um abraço virtual de toda a equipe do Projeto Superação, conte conosco.



Curadoria de conteúdo GRAZ Design