Você provavelmente já sabe que a má alimentação pode provocar uma série de doenças, mas talvez nunca tenha ouvido falar que muitas delas são resultados de processos inflamatórios que acontecem no corpo. Isso acontece através do consumo de determinados alimentos que possuem nutrientes ligados à produção de mediadores inflamatórios, permitindo que esse processo chegue até as células. Diferente da inflamação comum que conhecemos, como por exemplo a de garganta   que dói e incha, aquelas provocadas por alimentos duram por mais tempo, são silenciosas e com sintomas quase imperceptíveis. Alguns deles são: bebidas alcoólicas, refrigerantes, farinha branca, frituras e alimentos com conservantes ou nitratos (que estão presente nos derivados da carne).

                O consumo frequente desses alimentos oferece o risco do desenvolvimento de doenças metabólicas e crônicas pois há a sobrecarga nos órgãos e tecidos. O fígado passa a metabolizar mal as substâncias do sangue e produzir gordura demais, já os músculos deixam de captar glicose, favorecendo o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Alguns sintomas sutis podem indicar uma possível inflamação:  enxaqueca, crises de rinite e sinusite, inchaço e gases. Para fugir disso, não há mistério. Basta priorizar o consumo de alimentos naturais e integrais, que já possuem capacidades anti-inflamatórias e também os vegetais verde escuros, peixes gordos, frutas vermelhas e azeite, reduzindo para a menor quantidade possível, aqueles que causam as inflamações.

                É importante reforçar que esses efeitos podem variar de pessoa para pessoa e a orientação de um nutricionista fará toda a diferença, pois serão feitos exames específicos e uma alimentação específica será direcionada para o seu corpo, suas necessidades e sua rotina.

                Existem estratégias de alimentação e emagrecimento que têm como primeiro passo a desinflamação do organismo, como acontece no Projeto Superação. Será proposta uma reeducação alimentar, retirando aos poucos o que não faz bem e iniciando as atividades físicas para restabelecer o equilíbrio e as defesas naturais do corpo, sem o uso de medicamentos. O segundo passo será acelerar o metabolismo e o terceiro, desenvolver a massa magra.

                Acreditamos e incentivamos a qualidade de vida. Corpo e mente saudáveis irão facilitar o processo de emagrecimento, na recuperação da confiança e da saúde em geral. Melhore sua alimentação, inicie aos poucos uma atividade física e tudo ao seu redor será transformado: seu amor próprio, relações pessoais e profissionais.


Curadoria de conteúdo GRAZ Design