O sedentarismo é um estado de atividade física muito reduzido, quase nulo e pode matar. A movimentação frequente e correta do corpo é necessária para saúde em geral e sua ausência é um grande fator de risco para todos: crianças, jovens, adultos e idosos. Com a vida moderna e a chegada da tecnologia, as pessoas se transportam de carro cada vez mais, mesmo sem necessidade, e passam também longos períodos em frente ao computador.

O aumento do sedentarismo continua mobilizando diversos pesquisadores sobre a relação da falta de atividade física com o índice de mortalidade. Em 2015 por exemplo, uma pesquisa da Universidade de Cambridge na Inglaterra, constatou que as taxas de mortes relacionadas ao sedentarismo são duas vezes maior que as de obesidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco no mundo.

No Brasil a situação também não está nada agradável. Em 2017 o Ministério da Saúde alertou que cerca de 3% das mortes ocorridas naquele ano, foram devido às doenças relacionadas ao sedentarismo. A América Latina é a região do mundo com maior índice de pessoas não praticantes de atividades físicas e o Brasil, está classificado entre os 5 países mais sedentários do mundo, de acordo com matéria publicada pela FIESP em 2018.

A solução não é tão difícil assim. A OMS recomenda praticar 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 minutos de atividade física intensa, tempo que varia de acordo com a idade de cada pessoa. Isso será o suficiente para deixar de ser sedentário. Em parceria a uma alimentação saudável, evita-se ainda doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e obesidade. Vale a pena, não é mesmo?

É sempre tempo de começar um novo hábito, seja trabalhando em casa ou fora dela. Você pode dar início às atividades físicas como caminhadas leves, subir e descer escada, fazer polichinelos ou dançar. Encontre o exercício que mais te agrada e não deixe de praticar, pois além de reduzir o risco de morte prematura, movimentar o corpo sempre irá proporcionar maior disposição, mais energia e saúde. Conte com o Projeto Superação para te orientar nisso.