Já sabemos que para ter uma vida saudável e cumprir as metas de emagrecimento é necessário praticar atividades físicas e balancear a alimentação, garantindo todos os nutrientes, porém sem excessos. Mas, além disso, diversos estudos apresentam a relação entre sono e emagrecimento, dentre eles a pesquisa publicada no periódico Annals of Internal Medicine.

O estudo analisou um grupo de pessoas que dormiu 5 horas e meia por noite, e outro grupo que dormiu 8 horas e meia por noite. Ambos os grupos perderam a mesma média de peso por noite, mas com um grande diferencial: nas pessoas que dormiram por mais tempo, mais da metade do peso eliminado durante a noite foi de gordura; já quem dormiu menos, perdeu apenas um quarto do peso total em forma de gordura, o restante do peso eliminado era composto por massa magra (músculos). Apesar de não ser um estudo conclusivo, por ter sido feito com uma pequena quantidade de pessoas, a experiência sugere que ter uma boa noite de sono influencia positivamente no emagrecimento, na perda de gordura.

Os níveis de leptina, um dos “hormônios da fome”, também mostraram-se diferentes em organismos que dormiram mais ou menos tempo. As pessoas que dormiram menos apresentaram níveis baixos da leptina, que estimula a fome, diferentemente de quem dormiu mais, que apresentou níveis altos desse mesmo hormônio, fazendo com que o organismo enviasse uma mensagem ao cérebro de que o corpo está satisfeito e pode realizar a queima calórica.

Mais importante do que o tempo, é a qualidade do sono, afinal, tempo é algo muito individual, que muda de acordo com cada pessoa e fase da vida. Regulando a alimentação, a prática de exercícios físicos e boas noites de sono, que inclusive ajudam a recuperar a energia para continuar focado no dia seguinte, com certeza bons resultados virão. A equipe toda do Projeto Superação e Academia Aquarius está pronta para orientar quem procura uma vida mais saudável, de forma profissional e personalizada.


Curadoria de conteúdo GRAZ design.